Biografia sobre a vida de Francesco Antonio Marcucci
Servo de Deus Francisco Antonio Marcucci (1717-1798)
Nasceu em Force (Ascoli Piceno – Itália) no dia 27 de novembro de 1717, filho de uma família rica e religiosa da cidade de Ascoli. Aos 17 anos, dócil à vontade de Deus, se consagra a Ele com o voto de castidade. Aos 23 é ordenado sacerdote e, inspirado pelo Espírito Santo funda, no dia 8 de dezembro de 1744, a Congregação das Irmãs Pias Operárias da Imaculada Conceição. A esta confiou a missão de ser na Igreja uma viva presença de Maria Imaculada indicando-a a todos como modelo de vida cristã e de promoção da dignidade da mulher de qualquer condição e idade, empenhando-se à sua instrução e educação. O Marcucci procurou acabar com a falta de formação do povo, especialmente aquela religiosa, com homilias que tocavam profundamente o coração de todos que o escutavam, porque era fruto de muita oração e estudo, usando uma linguagem simples e acessível a todos.
Durante a sua juventude, sob o exemplo de São Leonardo de Porto Maurício, prega missões nas cidades vizinhas à sua terra natal.
Foi sagrado Bispo de Montalto Marque no dia 15 de agosto de 1770 e eleito auxiliar do vigário do Papa no dia 19 de janeiro de 1774.
No seu governo pastoral, o nosso Servo de Deus, deixou um inesquecível sinal de virtude, de caridade criativa e de promoção social. Morreu santamente em Ascoli Piceno no dia 12 de julho de 1798. Foi definido o “São Francisco de Sales” dos nossos dias pela sua amabilidade, pelo zelo apostólico na pregação e pela proposta de uma santidade alegre, possível a todos, porque fundada em uma grande confiança em Deus e em Maria.